Dicas de marketing digital para trabalhadores autônomos

Não existe nada mais prazeroso do que a ideia de ser o seu próprio chefe, trabalhar por conta própria, fazer seus próprios horários e determinar quando e como fazer seus serviços.

Porém, uma parte crucial em ter autonomia, é conquistar clientes para garantir sua renda, já que a empresa de um trabalhador autônomo é ele mesmo. E é aí que entra a importância do marketing digital para a divulgação do seu trabalho.

Veja a seguir algumas dicas de marketing digital para conseguir mais clientes.

Crie um bom site

Ter um site fará com que possa apresentar de forma mais explicativa e detalhada sobre os seus serviços.

Vamos supor que preste serviços de uma desentupidora como um encanador, no seu site é possível que você disponibilize informações sobre quais ferramentas e equipamentos disponíveis você possui e que tipo de trabalho você pode proporcionar.

Fazer um catálogo detalhado com todas as suas qualificações é uma ótima opção.

Um ponto muito importante é que seu seja otimizado para que possa ser visualizado também em celulares e tablets, pois é bem maior o número de pessoas que fazem acesso por dispositivos móveis.

A identidade visual é um dos pontos que mais precisam de atenção, pois irá passar para o público a sua imagem e a imagem do seu trabalho. Uma boa formatação deve ser cem por cento levada em conta, então se atente a detalhes como a tipografia, cores e grafismos. Ele precisa estar apresentável para que passe mais seriedade e seja atrativo.

Use técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como o uso de palavras-chave e links internos e externos para ter um melhor posicionamento nas ferramentas de busca.

Não se esqueça de fornecer informações cruciais como seu número de telefone, WhatsApp ou e-mail, que são por onde seus clientes entrarão em contato com você.

Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer negócio, principalmente para um profissional autônomo, pois é um trabalho individual ir atrás de conseguir seus próprios clientes.

Portanto, defina sua persona de acordo com o seu segmento para saber exatamente em quais mídias sociais deve investir suas divulgações.

Uma página no Facebook com conteúdo relevante é uma das formas mais simples de conseguir trabalhos, por ser uma das redes sociais mais acessadas. Os anúncios pagos que ele oferece também são uma ótima opção para que seus serviços ganhem mais visibilidade.

O Instagram também é uma rede social que pode fazer com que fidelize clientes caso seja usada da maneira correta. Fotos no feed, interação no story e vídeos no reels podem ajudar muito na hora de conquistar o seu público.

Ofereça conteúdo relevante

Nenhum profissional deve viver apenas de divulgações, pois isso pode acabar afastando clientes, que é o contrário do que se espera. Uma página que não possui nada além de divulgação pode acabar ficando saturada.

Portanto, alimente suas redes sociais não apenas com os serviços que têm a oferecer, mas também com conteúdo informativo e relevante e boas imagens que tenham a ver com os seus serviços.

Lembre-se que mantê-las organizadas e atualizadas também conta muito ao definir sua imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *