Principais dicas e motivos para criar um aplicativo de comércio eletrônico para celular

Principais dicas e motivos para criar um aplicativo de comércio eletrônico para celular

Você sabia que 85% dos usuários de smartphones hoje em dia preferem usar aplicativos móveis em vez de sites móveis? 

Embora 33% das vendas móveis sejam feitas por meio de um aplicativo, apenas 10% dos varejistas realmente oferecem um aplicativo móvel!

Considerando uma área tão vasta de mercado, qualquer empresa de comércio eletrônico que deseje aumentar suas vendas deve pensar seriamente em construir um aplicativo móvel.

Quando você é um comércio eletrônico, deve criar uma ótima experiência do cliente para seus compradores, pois isso é fundamental para seu sucesso. 

Como a UX é muito importante em qualquer aplicativo móvel, certifique-se de estar atualizado com as últimas tendências e estatísticas da indústria de UX, pegando como modelo o gbwhatsapp.

Antes de construir um aplicativo móvel, existem alguns elementos importantes que os usuários móveis impõem, então você precisa entendê-los.

DESIGN SIMPLES E CLARO

A interface do usuário (IU) é a primeira coisa que os usuários experimentam quando lançam um aplicativo de comércio eletrônico – permite que os usuários entrem no aplicativo, naveguem e explorem as categorias e façam pesquisas.

Sempre tenha em mente que o tamanho da tela de um dispositivo móvel é muito menor, portanto, seu espaço é limitado.

A tela inicial deve se concentrar em ter um layout claro com um sistema de navegação fácil e recurso de pesquisa e cada botão, menu ou conteúdo deve ser bem organizado e organizado.

Seu design deve ser intuitivo para que os usuários naveguem facilmente pelo aplicativo – sua IU não deve fazê-los pensar:

  • Evite designs complicados com muito texto ou animação;
  • Evite lixo da IU, pois seus usuários desejam encontrar o produto da forma mais simples possível;
  • Use esquemas de cores simples, como esquema monocromático ou análogo;

Preste atenção ao espaçamento – linhas e divisórias são ótimas ferramentas para enfatizar diferentes seções em uma tela, mas você também pode obter o mesmo efeito usando sombras e cores.

LOGIN E CHECKOUT RÁPIDOS

Nada pode irritar mais do que ter que digitar os mesmos detalhes repetidamente, como endereço de e-mail, nome, sobrenome, endereço, perguntas de segurança e assim por diante.

Não irrite os usuários durante o login ou check-out. Considere que as telas sensíveis ao toque distraem mais para escrever, pois não têm um teclado físico. 

Se você tornar seu processo de login / checkout demorado, com certeza perderá clientes.

CONSISTÊNCIA E NAVEGAÇÃO SIMPLES

 Um dos princípios-chave do design é manter o seu aplicativo móvel consistente – isso significa que os elementos semelhantes se comportam e têm a mesma aparência.

A consistência pode ser:

  • Consistência Visual – botões, fontes e esquemas de cores devem ser idênticos
  • Consistência funcional – elementos interativos (por exemplo, elementos de navegação) devem operar da mesma maneira em telas diferentes
  • Consistência externa – todos os seus produtos (por exemplo, um site e aplicativos para Android e iOS) devem compartilhar padrões de design semelhantes.

Por exemplo, se o botão ‘Pagar agora’ estiver verde em uma página, ele também deverá ser verde em todas as outras páginas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *