O que é transformação digital e por que você precisa dela?

O que é transformação digital e por que você precisa dela? (Foto de Ketut Subiyanto no Pexels)

As empresas que desejam iniciar sua jornada de transformação digital devem ter um conhecimento sólido dos conceitos e abordagens. 

Com o entendimento adequado, você pode levar a transformação digital além da TI e causar um impacto positivo no desempenho dos negócios, entendendo mais sobre a transformação digital no e-commerce.

O termo “Transformação Digital” pode significar uma infinidade de coisas para muitos negócios diferentes. É exatamente por isso que suas organizações devem ter uma visão e um propósito claros, que atendam a seus clientes, parceiros e funcionários.

Neste guia, discutiremos a transformação digital e como ela afeta as empresas em todo o mundo.

O que é transformação digital?

Em termos leigos, a transformação digital (DT ou DX) significa usar a tecnologia para criar formas diferenciadoras de fazer negócios para impulsionar o crescimento em mercados novos e existentes.

A definição de transformação digital pode ser diferente para cada organização porque cada empresa é única. Portanto, coletamos uma série de definições para ajudá-lo a encontrar a que melhor se aplica às suas necessidades.

Muitos especialistas e influenciadores citam a transformação digital como a construção de uma experiência melhor para clientes e funcionários com a ajuda de tecnologia inovadora.

As organizações devem traçar os objetivos e resultados que melhor atendam às suas necessidades. Como o CEO Global da Cognizant Softvision Andres Angelani escreve apropriadamente, “a definição certa [de DT] está dentro da própria organização”.

Nesse sentido, a transformação digital não é um conceito de plug-in de curto prazo. É uma abordagem profundamente enraizada que pode desafiar a mentalidade, objetivos e KPI. 

Diferenças entre digitalização, digitalização e transformação digital

Você encontrará digitalização, digitalização e transformação digital com bastante frequência. Bem, eles não são iguais e cada um tem um significado diferente.

Vejamos rapidamente as diferenças entre digitalização, digitalização e transformação digital.

Digitalização, em resumo, é o processo de conversão de informações bloqueadas em documentos físicos de analógico para digital.

Digitalização é o processo de usar informações digitalizadas para trabalhar de forma mais simples e eficiente. E você encontrará maior importância da digitalização nos negócios hoje mais do que nunca.

A transformação digital está mudando a maneira como você conduz seus negócios. É dar um passo para trás e revisitar tudo o que você faz, desde sistemas internos até interações com o cliente e muito mais. 

Um elemento-chave da DT é entender o verdadeiro potencial de sua tecnologia.

História da transformação digital – uma prévia

A história da transformação digital tem suas raízes na década de 1940. No entanto, os indivíduos teriam compreendido melhor a TD nas décadas de 1990 e 2000 com o surgimento de produtos, serviços e mídias digitais.

Com o aumento das plataformas de mídia social e dispositivos inteligentes, há uma grande mudança na forma como os clientes se comunicam com as empresas. Isso mudou as expectativas com relação aos tempos de resposta e disponibilidade de vários canais.

Com a popularidade dos sistemas de pagamento online, as oportunidades de comércio online e pontos de venda baseados na web aumentaram. O foco está nos dispositivos móveis, que podem alavancar dados personalizados do cliente em grande escala.

É a necessidade do momento adaptar melhor seus produtos, interações e comunicações para atender às necessidades específicas dos clientes. É provável que continue afetando maciçamente o cenário global de negócios nas próximas décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *