O que fazer após terminar o ensino médio: faculdade x concurso público

Muitos jovens hoje em dia ficam na dúvida sobre o que fazer após terminar o ensino médio, se investem em concursos públicos ou em faculdade. Algumas pessoas decidem por ficar seguros por meio de um cargo público, já outras optam por conseguir um diploma.

É preciso escolher antecipadamente o que fazer depois que terminar o ensino médio, para não perder tempo. Essa escolha precisa ser feita com muito cuidado, para não haver arrependimentos depois.

Mesmo que pareça ser uma difícil decisão escolher sobre o seu futuro profissional, é preciso entender que qualquer que seja, a escolha é sempre boa. Mesmo assim, para ajudar você a fazer a uma escolha vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles e mostrar as suas vantagens.  

Faculdade x concurso público?

Escolher fazer uma faculdade há muita coisa envolvida. Obter conhecimento é fundamental, pois esse é um dos requisitos para o aluno ingressar no mercado de trabalho tão competitivo de hoje.

Com o curso universitário você determina seu caminho por meio do mercado de trabalho, obtendo prestígios, conseguindo especializações e assegurando um salário mais alto, claro que depois de um determinado período de formação.

No entanto, nem sempre ter um curso superior é sinônimo de renda elevada. Atualmente, muitos aspectos agem nesse caso como, por exemplo, o curso selecionado, o campo de atuação, a área em que vai exercer a profissão e outros fatores.

No caso do concurso público, é um caminho que de uns anos para cá vem sendo muito escolhido entre aqueles que terminaram o ensino médio. Esse crescente aumento pelos concursos públicos se dá por causa dos benefícios que essa carreira pública concede em comparação com as empresas privadas.

Por causa dos benefícios é que o concurso público hoje é mais atraente do que a faculdade. No entanto, fazer faculdade não anula a possibilidade de fazer um concurso público, muito pelo contrário, você vai ficar ainda mais capacitado para prestar o concurso.

E muitos hoje em dia têm feito isso! Escolhem por fazer um curso superior em uma área de acordo com concurso, aumentando as chances de ser aprovado. A única questão que muitos não gostam é que o esforço é dobrado, tendo que estudar mais e investir mais tempo. Além disso, é preciso estudar também a lei 8112 resumida para prestar concurso público.

Mas se você quer fazer apenas um desses e não sabe qual escolher, vamos agora mostrar as vantagens de cada um.

Vantagens de fazer faculdade

Quando você decide fazer faculdade, você amplia seus conhecimentos.  Além de ganhar conhecimento, você se qualifica para o mercado de trabalho, podendo escolher pela carreira acadêmica.

Por meio da faculdade você também faz um intercâmbio cultural com pessoas de muitas culturas e se relaciona com diversas pessoas.

Lembrando que o diploma universitário possibilita você a fazer alguns concursos públicos que exige o título de bacharel.

Vantagens de fazer concurso público

O concurso público também tem suas vantagens e não são poucas. Além da segurança que um cargo público dá, o servidor após 3 anos de serviço fica isento de exoneração.

Outra vantagem é o salário, que fica sempre em cima da média dos salários pagos para funcionários em empresas privadas.

Além do grande valor social, o servidor também tem direito a alguns complementos como vale alimentação, vale creche, auxílio moradia e outros.

Outra coisa que atrai muitas pessoas é que muito raramente há cortes de servidores no setor público, diferente dos demais setores, principalmente em tempos de crise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *