10 coisas que podem causar ansiedade nas pessoas

Nos nossos dias, diversos fatores podem provocar ansiedade nas pessoas, entre esses motivos estão, problemas financeiros, a morte de alguém querida, o desemprego, tensões, entre outros.

O avanço da tecnologia tem contribuído para esse feito. Também existem algumas coisas não explicadas quanto a isso, mas o que se sabe é que as redes sociais têm contribuído muito para o aumento desse problema, uma vez que as pessoas querem o tempo todo estar conectadas para saber o que se passa com os outros.

Dependendo da situação e da intensidade que a ansiedade ocorre, ela pode se tornar um evento patológico, causando dano no desempenho mental e físico.

Histórico familiar

A genética é um dos motivos que podem causar ansiedades nas pessoas. Após uma pesquisa realizada em 2014 nos estados unidos, ficou comprovado que o histórico familiar era um dos responsáveis pelas causas de ansiedade em algumas pessoas.

Preocupação excessiva

De acordo com a psicóloga Sandra Lobato, a preocupação excessiva pode provocar crise de ansiedade, principalmente se o motivo for por alguma coisa que esteja fora do controle da pessoa.

Algumas pessoas por não terem controle de uma certa situação, tende a ficarem extremamente preocupadas, aumentando os riscos de desenvolverem ansiedade.

Doenças

Com certeza a doença é uma das principais razões pelos quais muitas pessoas têm ansiedade. Atualmente, é muito comum ver uma pessoa que tenha algum tipo de doença, seja ela cardiovascular, pulmonar, ou qualquer outra, com quadros gravíssimos de ansiedades.

Doenças hormonais

Doenças hormonais como hipertireoidismo podem aumentar as chances do aparecimento de quadros de ansiedades.

Essa doença estar relacionada a tireóide, que é uma glândula de controla a atuação de alguns órgãos vitais. A grande produção dos hormônios T3 e T4 podem causar não só a ansiedade como outros males.

Uso de drogas

Quem faz uso de algum tipo de droga, geralmente é uma pessoa ansiosa. A psiquiatra Claúdia Chaves explicou que usar qualquer droga e isto inclui medicamentos ansiolíticos, cigarros e álcool, pode aumentar as chances de desenvolver ansiedade.

 

Evento traumático

Eventos traumáticos como, por exemplo, acidentes, perdas, assaltos ou qualquer outro tipo de violência, são situações que geram ansiedade. Pessoas que passam por situações como essas devem procurar ajudas de médicos psicoterapeutas, para descobrir a melhor maneira de tratar esse problema, seja com o uso de medicamentos ou com alguma atividade prazerosa.

Sedentarismo

Já ficou comprovado que o sedentarismo é um fator que ajuda a desencadear a ansiedade. Pessoas que não tem o hábito de fazer atividades físicas e que se alimentam mal, geralmente ganham peso. Por este motivo, ficam ansiosas com a sua realidade.

Como as pesquisas mostram, o exercício físico ajuda não somente a prevenir, mas também a tratar a ansiedade.  

Vida urbana

A vida urbana é muito corrida, além de ser também muito poluída e barulhenta, razões pelos quais muitas pessoas são ansiosas. Estudos comprovam que a vida na área rural tem ajudado algumas pessoas que sofrem com esse problema, isso porque, nessa região o ar é mais limpo, com menos barulho, dando a sensação que o tempo passa menos depressa.

Problemas financeiros

Quando a situação financeira aperta, a ansiedade é um dos primeiros problemas a aparecer. A falta de dinheiro para honrar com os compromissos diários tem levado muitas pessoas a terem crises recorrentes de ansiedades.  

Estresse

Ansiedade e estresse andam juntos, visto que um pode causar o outro. Quando o estresse é decorrente de um acontecimento no trabalho ou na vida particular, o problema é considerado como uma barreira de defesa para o ansioso, que geralmente nega o acontecido ou dá algumas justificativas para tal atitude, ainda que sem razão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *