Como organizar sua empresa por setor

Em negócios pequenos, geralmente uma única pessoa consegue resolver qualquer espécie de tarefa, no entanto, em grandes empresas é preciso haver setores específicos.

Os departamentos de uma empresa mudam conforme o tamanho e a espécie de atividade que ela exerce. O modo como as áreas profissionais se organizam depende da companhia.

Além das características, existem algumas obrigações que são importantes para uma excelente gestão. Se uma empresa não tiver um setor próprio para cada área, ela poderá ter alguns problemas futuros.

Se você estar pensando em abrir uma empresa, saiba agora como organizar sua empresa por setor. Confira os principais setores de uma empresa e seu papel.

Setor administrativo

Este é o principal setor de uma empresa, por menor que ela seja. O setor administrativo tem como obrigação realizar planos estratégicos, além de administrar as funções. Esse setor também é encarregado de coordenar e fiscalizar os outros setores, passando os dados precisos para que os executivos da empresa tomem suas decisões.

No caso de pequenas empresas, o setor administrativo pode dominar outros setores importantes.

Setor financeiro

O setor financeiro é aquele setor responsável de gerenciar os recursos de uma instituição. Esse setor controla a tesouraria, além de controlar as aplicações e os riscos. O departamento ainda controla as contas e os tributos, os planos financeiros da empresa e da publicação dos resultados.

O setor financeiro serve para garantir verbas para que a companhia cumpra com seus alvos, permanecendo operante e competitiva, assegurando não somente vantagens imediatas, mas também para o futuro.

Na maioria das companhias, o setor financeiro é dividido do departamento contábil. Sendo assim, o setor de contabilidade lida com as funções do cotidiano como, por exemplo, das contas, do fluxo de caixa e dos ativos e passivos.

Setor de recursos humanos

O setor dos recursos humanos é o encarregado pela convocação de funcionários e pelo controle de pessoas. Esse setor procura saídas para conflitos, além de fiscalizar os horários de chegada e saída de cada funcionário.

Esse setor também é incumbido de controlar as horas extras e determinar políticas para a permanência de talentos e outras tarefas.

O departamento de recursos humanos ou RH (como é conhecido), tem como foco os empregados da empresa. Cabe a esse setor determinar políticas de incentivo e capacitação, além de atuar melhorando a convivência entre os grupos e melhorar a vida de seus funcionários.

Uma boa dica é fazer com que cada pessoa de cada setor use uma farda mostrando o seu setor, e você pode fazer isso com uma maquina de estampar.   

Setor comercial

O setor comercial focaliza nos clientes da empresa. Ele é encarregado de gerenciar as vendas, assegurando a geração de recursos para a companhia. Para esse fim, o setor comercial deve ficar atento em conhecer quem é o cliente da empresa para atender suas necessidades.

Esse departamento também é encarregado de elaborar estratégias de propaganda e estabelecer os modos de vendas mais apropriadas para atingir o público alvo.

Setor operacional

O setor operacional é o encarregado por gerenciar todo o sistema de transformação dos serviços no produto final.

Além disso, ele faz o controle do que entra e da matéria prima consumida, dá apoio logístico, realiza o gerenciamento da utilização e da manutenção de equipamentos e maquinários e observa o grau de eficiência da companhia.

Seu principal objetivo é garantir que tudo ocorra sem imprevistos, tendo como alvo assegurar que a companhia tenha uma grande produção exercendo o menor recurso possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *