O que saber antes de comprar um transformador

Diariamente algumas pessoas se deparam com um transformador em algum lugar, seja nas ruas ou em centros comerciais. Quem nunca viu, certamente já ouviu falar.

Mas se você estar pensando em comprar um transformador, precisa entender como ele funciona, qual a sua estrutura, onde pode ser usado e como conseguir um. É muito importante que você saiba de tudo isso antecipadamente para não adquirir o transformador errado, ou seja, que não atenda às suas necessidades.

Pensando em ajudar você, preparamos esse artigo para te mostrar o que você precisa saber antes de comprar um transformador.

O que é um transformador?

Ignorados por muitos no dia a dia, o transformador tem uma função importante na conversão e na condução da energia elétrica. Até agora são usados desde a usina de eletricidade até o contador de energia de nossas residências.

Mesmo não possuindo uma aparência agradável por causa de seu tamanho, aspecto e peso, eles possuem papel importante em toda a região que precisa de energia elétrica.  

Qual a sua estrutura?

A estrutura de um transformador é constituída de enrolamento e núcleo. Seu enrolamento é constituído de muitas bobinas que geralmente são produzidas de cobre com uma camada de verniz que atua como isolante.

Já o núcleo é produzido com um material ferromagnético e tem a obrigação de transportar a corrente induzida da bobina primária para a bobina secundária. Tanto o enrolamento como o núcleo são chamados de parte ativa do transformador, os outros elementos são complementares.

Além do enrolamento primário e secundário, também existem aqueles que possuem três enrolamentos e que recebe o nome de terciário. Além destes, também tem o autotransformador, que é aquele que possui apenas um enrolamento.

Como conseguir um?

A venda de transformadores é algo mais comum do que você imagina. Existem diversas lojas, online e física, que comercializa esse tipo de equipamento.

Mas caso você não tenha interesse de fazer uma compra, talvez por que você só precisa de um transformador por algumas horas, então o mais interessante é que você alugue, pois isso é possível. Existem diversas empresas que trabalham apenas fazendo a locação desses equipamentos.

Agora você já sabe que em muitos lugares existe a venda de transformadores, então fique atento a essas dicas.  

Onde usar um transformador?

O transformador pode ser usado em diversas situações e lugares. Você pode aproveitar para usar um transformador em alguma viagem que você esteja programando, pois em alguns lugares a voltagem das tomadas é diferente das tomadas de sua região.

Você pode possuir aparelhos que precisam ser ligados em tomadas com 220 V e para sua surpresa, o local só comporta 110 V. Nesta situação, você usaria um transformador.

Da mesma forma, você pode precisar de um equipamento desses para fazer funcionar um eletrodoméstico que você tenha comprado e que a voltagem é diferente do local em que você vai instalar. Por exemplo, você pode precisar usar uma máquina de lavar de 220 V em uma região que só atende 110 V, ou vice e versa.

Transformadores são fundamentais para várias situações em que precisamos converter a voltagem. Mas antes de realizar uma compra, converse com um profissional experiente para que ele te oriente e indique o melhor modelo para o seu perfil. A final de contas, não é simplesmente chegar e comprar, é preciso levar em consideração outros fatores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *