Veja dicas para limpar seu nome no SPC

A economia brasileira, com todos os seus sobressaltos e crises eventuais, desafiam a capacidade do brasileiro de produzir, consumir e honrar seus pagamentos.

Quanto temos uma crise como a que acompanhou o país nos últimos 3 anos, com recordes de desemprego e pulverizando o poder de compra de milhões de brasileiros, o grande impacto acontece na capacidade de pagamento.

O resultado, infelizmente, são tantas pessoas que deixam de consumir e projetar algo em suas vidas porque está com pagamentos pendentes ou protestados, o famoso nome sujo que é um fantasma na vida do brasileiro.

E sabemos como um nome sujo pode atrapalhar a vida de uma pessoa. Mas como você pode sair dessa situação que incomoda tanto? Veja dicas para limpar seu nome no SPC e retorne a uma vida tranquila.

Com o seu nome limpo sua vida muda. Saiba mais sobre esses assuntos e mude de vida hoje mesmo.

Como limpar seu nome no SPC

01 – Pesquisar

Pesquise a sua situação de crédito no SPC, Serasa ou uma instituição da sua região que faça esse trabalho. Na resposta da pesquisa, você encontrará o nome e o telefone de contato do credor (ou credores) da dívida que negativou o seu nome.

02 – Negociar

Entre em contato com o credor e tente negociar nas melhores condições para você. Dependendo do tempo da dívida parada aguardando pagamento, o credor oferece um ótimo desconto para pagamento à vista ou parcela em boas condições.

O importante é ser sincero consigo mesmo sobre as possibilidades de pagar – o valor à vista ou a parcela – e expor a situação. É comum os credores serem sensíveis, pois muitos já dão o valor como perdido e até contabilizam como perda na virada do ano – a chance de desconto é ainda maior para recuperar o que for possível.

03 – Pagar e limpar o nome

Se a dívida for por cheque devolvido, você deve levar o pagamento efetuado ao banco para providenciar a retirada do seu nome; se a dívida foi protestada, você deve ir a um cartório. Nas dívidas com lojas e outras empresas, elas devem retirar o seu nome em um prazo de 5 dias úteis após o pagamento.

04 – Verificar

Você pode fazer outra consulta para confirmar se seu nome foi regularizado.

Dicas para seu nome não voltar para o SPC

Para não virar cliente do SPC, algumas dicas são úteis:

01 – Não empreste seu nome a terceiros.

02 – Avalie muito a necessidade de cada compra. Não compre por impulso ou porque está em promoção e o preço está ótimo. É importante fugir da tentação do consumismo, que é a maior causa de nomes negativados.

03 – Organize suas contas mensalmente, cada despesa e receita, para saber exatamente o seu saldo e verificar se vai gastar mais do que ganhar em algum momento.

04 – Tenha sempre uma reserva financeira poupada mensalmente para  caso de ter dívidas que não possam ser cumpridas com a renda habitual.

05 – Se você chegar a um ponto financeiro crítico, priorize os pagamentos pelas contas de consumo (energia, gás, condomínio) e tente negociar as demais.

06 – Sempre tente renegociar uma dívida se achar necessário.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *