Conheça alguns alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento

A cada dia, a qualidade da alimentação torna-se mais importante em nossas vidas, diante do desafio de um dia a dia mais corrido e estressante e que precisamos aproveitar cada momento para cuidar da saúde do corpo e da mente.

Uma das questões mais presentes é ter uma alimentação rica em componentes que retardam o envelhecimento ou melhor, impedem o envelhecimento precoce.

Porque envelhecer é um processo natural do ser humano, mas podemos torna-lo mais tardio ou evitar a precocidade que maus hábitos e alimentos errados provocam. Conheça alguns alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento.

E os alimentos que contém radicais livres?

Os radicais livres são substâncias presentes em alguns alimentos e produtos que ingerimos e que provocam o envelhecimento acelerado, fora do compasso normal para a idade e os bons hábitos de cada pessoa.

Podem provocar manchas na pele, doenças, linhas de expressão e rugas. Estão presentes em:

  • Alimentos muito queimados ou assados em brasa;
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas;
  • Carnes em excesso (em especial as defumadas e grelhadas);
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Produtos industrializados que são ricos em sódio, conservantes e corantes.

Os radicais livres são produzidos a todo instante no organismo, quando nos exercitamos, fumamos, entramos em contato com poluição ou tomamos sol.

Ou seja, elas estão presentes em nós, mas podemos controlar a atuação com uma alimentação correta e evitando ou reduzindo bastante o consumo de alimentos com alta concentração.

Para combater o envelhecimento: abacate

Talvez o mais conhecido dos alimentos que ajudam a combater o envelhecimento, principalmente porque também é uma das frutas menos consumidas.

Existe um preconceito de que ela provocaria ganho de peso por ser rica em calorias, o que nunca se comprovou. Mas ela é um dos alimentos mais alcalinos e com o Ômega 3 de melhor qualidade. Ajuda a prevenir as rugas do rosto e manter cabelos e pele com brilho, por ser rico em vitamine E.

Para combater o envelhecimento: vegetais verdes

Os vegetais verdes são extremamente eficazes no combate do envelhecimento, com cálcio, ácido fólico e outros componentes que ajudam na saúde dos ossos e na prevenção de doenças dos olhos que normalmente são associadas ao envelhecimento.

Além desses benefícios, os vegetais verdes previnem propriedade cancerígenas no sangue e sintomas de perda de memória.

Para combater o envelhecimento: azeite de oliva

Outro alimento bastante conhecido no combate ao envelhecimento, principalmente por causa da Dieta do Mediterrâneo, onde ele é bastante utilizado – e onde a média de idade é alta e com vida saudável.

O azeite de oliva, principalmente na versão extra viagem, tem alta concentração de ácidos graxos do Ômega 3, altamente eficientes no combate aos radicais livres. Esses ácidos tem poder anti-inflamatório, regula os níveis de colesterol no sangue, melhora a circulação e a digestão.

Para combater o envelhecimento: peixes

São grandes fontes de Ômega 3 e os peixes mais gordurosos, como o atum e o salmão, são as melhores espécies para este consumo.

Os ácidos graxos estimulam regiões do cérebro, melhorando a capacidade de memória, também afetando o humor da pessoa. Têm papel anti-inflamatório além de antienvelhecimento.

Para combater o envelhecimento: grãos integrais

São alimentos com muitos nutrientes, e para combater o envelhecimento é preciso investir em vitaminas e minerais. Os grãos integrais também possuem fibras e antioxidantes.

Por serem de digestão mais lenta que os grãos processados, os integrais previnem o alto nível de açúcar no sangue, combatendo o diabetes, agem contra as doenças cardiovasculares e previnem contra o câncer.

Para combater o envelhecimento: tomates

Os tomates são ricos em um poderoso antioxidante, o licopeno. Ele protege a pele de queimaduras provocadas pelo sol – daí vem também a qualidade do bronzeado que o consumo de tomate pode provocar.

Os tomates lutam contra a oxidação da pele causada pela incidência dos raios solares. E a combinação perfeita para potencializar os resultados é bastante conhecida dos brasileiros: tomates com azeite de oliva. Os tomates diminuem o risco de alguns cânceres (de estômago e pulmão por exemplo) e problemas cardíacos.

 

Essas são ótimas dicas, mas se mesmo assim você não tem muito tempo para seguir essas dicas, você pode tomar um suplemento como o Dhea 25mg.

 

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