Entenda as novidades que estão chegando nas Telecomunicações!

O setor de Telecomunicações – voz e dados – é um dos que mais investe e entrega avanços tecnológicos no mercado.

É um setor altamente competitivo, com poucas e grande empresas na disputa por cada espaço e por isso precisam investir muito na qualidade dos serviços e no entendimento das demandas das pessoas.

É inevitável que os consumidores sejam cada vez mais exigentes. São grandes saltos tecnológicos em um curto espaço de tempo e com muito espaço para que a velocidade e a qualidade das formas de telecomunicação melhorem ainda mais.

Vamos falar um pouco das novidades que estão chegando nas Telecomunicações – dentro e junto com as empresas de telefonia.

E não se espante de algumas já não forem mais novidade quando você estiver lendo este artigo!

Internet 5.0

Em que pese os planos desta nova rede móvel não chegar ao Brasil antes de 2020, ela já causa uma comoção para os usuários e o motivo é simples: ela não se prenderá somente aos dispositivos móveis tradicionais – celulares, tabletes e notebooks – apesar de ser evidentemente o grande foco.

A quinta geração da internet móvel chegará também para ser a estrutura da Internet das Coisas, um conceito que provocará uma nova revolução na forma como interagimos com as redes e os aparelhos.

As características da geração 5.0 são a velocidade como carro-chefe mas também a estabilidade – o que resulta em conexões tecnicamente mais confiáveis. As velocidades podem chegar a 20 Gbps mas na prática devem ficar bem abaixo disso, mas ainda assim num patamar muito superior à rede atual.

Tecnologia VoIP

Esta sem dúvida é a grande inovação dos últimos tempos – é o roteamento da voz usando a Internet para transmissão, e com isso o suporte a voz passa a ser outro serviço suportado pela rede de dados.

Nós já experimentamos esta realidade através de dois programas bastante conhecidos, o Skype e o Whatsapp, sendo que neste a possibilidade de envio de voz é bem mais recente.

As chamadas entre pontos VoIP são gratuitas, o que causou um grande conflito com as operadoras de telefonia quando da entrada do serviço no Whatsapp, pois este é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do mundo.

O Whatsapp vinha utilizando a cota de dados da operadora de telefonia para a troca de mensagens e arquivos. Com o VoIP, as ligações de voz passaram a consumir esta cota de dados também, reduzindo muito o consumo de voz que ainda é o principal produto das operadoras.

Também existe a opção de uso do telefone fixo IP, conectado a uma rede de internet e usando um software no computador que funciona como o discador.

Hoje o VoIP é usado mundialmente e representa uma grande economia de gastos com ligações de voz.

BYOD – Bring Your Own Device

Este é uma tecnologia que envolve diretamente a forma como as empresas querem que seus funcionários atuem remotamente para a empresa.

A ideia é que o funcionário tenha liberdade de usar o próprio aparelho ou dispositivo para acessar informações da empresa. Desta forma ele poderá usar o notebook ou smartphone próprio que for cômodo para acessar a empresa.

Apesar de trazer uma ideia de maior liberdade e disponibilidade do funcionário, o uso do BYOD não é simples, pois implica em ter vários dispositivos originalmente em redes que não terão o controle de segurança da empresa. Além disto, tem a questão de perfis de acesso – como serão feitas as restrições a sistemas conforme o usuário.

 

No como ligar restrito você aprende mais sobre essa área tecnológica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *